sábado, 27 de setembro de 2008

APLICAÇÃO DO DIREITO ESTRANGEIRO. RAZÕES. COMITAS GENTIUM. UTILIDADE. JUSTIÇA. APLICAÇÃO DIRETA E INDIRETA, DE OFÍCIO OU APENAS MEDIANTE ALEGAÇÃO E PR

Até os fins do século XIX, o direito estrangeiro era considerado matéria de fato. Entretanto, já neste século, as normas de Direito Internacional Privado passaram a ter um grau realmente de positividade.

Em se tratando de matéria de fato, como realmente o era, a sua prova representava uma obrigação imprescindível de iniciativa da parte interessada, sob pena de não ser reconhecido pelo juiz do foro o seu direito. Contudo, como matéria de direito, a sua prova pode deixar de ser feita, a não ser naqueles casos em que o juiz, por ignorá-la, passa a determinar a sua produção por parte do interessado. Mesmo assim, fica ele também obrigado a pesquisá-lo, tendo em vista alcançar o ideal de justiça.
Torna-se evidente que, se as partes não invocarem a lei estrangeira no curso do pleito, competirá ao juiz aplicá-la mesmo de ofício.

Referido princípio prende-se ao fato de ser a lei estrangeira equiparada à lei nacional, conforme os ditames da lex fori, isto é, da nossa Lei de Introdução ao Código Civil.
Devemos ressaltar que essa obrigatoriedade é reconhecida por todos os Estados em razão dos tratados por eles subscritos, ressalvados apenas os conflitos com a ordem pública local.

O direito estrangeiro é, portanto, aplicado de forma direta e indireta.
Iremos, doravante, preocupar-nos, em primeiro plano, com a aplicação direta, aquela feita pelo juiz do foro.

Aqui, apreciaremos tudo dentro do princípio constituído na máxima latina: iura novit curia (o tribunal conhece o direito), ou seja, conforme frisamos antes, caberá ao juiz aplicar o direito estrangeiro de ofício, mesmo quando a parte interessada não o provar ou não o alegar.

Poderá, porém, exigir dessa mesma parte que, em trabalho conjunto com o seu, seja feita a necessária produção de sua prova, consoante disciplinamento contido no art. 14 da Lei de Introdução ao Código Civil.

Nenhum comentário: